Os dois grandes grupos são:
- O dos portugueses que têm orgulho em não ter dinheiro;
- O dos portugueses que têm vergonha em não ter dinheiro.
O português-tipo do "grupo dos que têm orgulho em não ter dinheiro" exige tudo a todos os outros: ao Estado, ao pai, à mãe, ao primo afastado que está emigrado na Suíça, ao vizinho do lado, ao cão, ao periquito...
Verbaliza: "se eu não tenho dinheiro, quem tem é obrigado a sustentar-me"; "eu tenho direitos!" (e obrigações, não?).
Esta conversa pode parecer-vos um pouco "fascistolas", mas não é! Longe de mim querer, sequer, aproximar-me de tal ideologia!
Eu explico para evitar equívocos:
É por tanta gente exigir direitos, sem nada fazer para os merecer, que a divisão da riqueza é tão deficiente neste país. É por existir gente que se abotoa e se "encosta à sombra da bananeira" que quem realmente precisa fica em carência. É por existir tanta contra-produção, vestida de um exacerbado direito de ter e de poder, que sair deste rame-rame é um acto falhado.
É por tanta gente exigir direitos, sem nada fazer para os merecer, que a divisão da riqueza é tão deficiente neste país. É por existir gente que se abotoa e se "encosta à sombra da bananeira" que quem realmente precisa fica em carência. É por existir tanta contra-produção, vestida de um exacerbado direito de ter e de poder, que sair deste rame-rame é um acto falhado.
Este português, porta-estandarte da ideologia do "eu tenho direito a isto e àquilo, porque sou pelintra e quero tudo de mão beijada", mata, à nascença, o que poderia ser um trabalho em conjunto para o conjunto.
Nunca, jamais e em tempo algum, direi que um português não tem direito a todos os direitos que lhe são legítimos! No entanto, terá que fazer alguma coisa para isso, nem que seja, apenas, esforçar-se por fazer alguma coisa (que nos dias de hoje, já é trabalho de merecido mérito, porque é extremamente difícil arranjar emprego e porque há quem tente boicotar tudo o que os outros tentam fazer!).
Por outro lado, o português-tipo do "grupo dos que têm vergonha em não ter dinheiro" também não é melhor.
A vergonha enche-o de desejos de grandiosidade. Quer tudo o que faça aparecer aos outros que nada diariamente numa piscina cheia de moedas: Quer a casa com 50 divisões; o carro-banheira; os cartões de crédito em tons de dourado com ""Eng." ou "Dr." a preceder-lhe o nome; o cão de raça, cuja trela não consegue aguentar; a escola, que obrigue o uso da farda, para os filhos; o telemóvel, que o avise quando deve ir à casa-de-banho ou que lhe diga que "afinal, não está assim tão aflitinho"; ser atendido num hospital luxuoso, onde haja quartos individuais, mas não há quem se lembre de lhe vir mudar a garrafa do soro, etc., etc...
Este português inveja um outro português, que virá, a seguir, e que pertence a um grupo mais pequeno, mas não menos expressivo no que diz respeito ao assassínio da divisão justa e igualitária da riqueza. Por causa desta inveja que sente, produz menos e exige mais numa tentativa de sustentar a aparente riqueza.
Por fim, temos dois grupinhos pequeninos de portugueses:
- O dos que têm dinheiro, com muito orgulho;
- O dos que se estão a cagar para o dinheiro.
O português-tipo do "grupo dos que têm dinheiro com muito orgulho" é petulante e arrogante. Atira à cara, sempre que pode, dos elementos dos restantes grupos que "quer, pode e manda"; amealha todas as moedinhas que apanha a cair dos bolsos dos outros e junta-as à sua enorme fortuna; inventa estratégias para multiplicar cada tostão e para se apoderar do que é dos outros; esmifra o adversário até ao tutano; usa e abusa de quem não o consegue enfrentar ou quem, pura e simplesmente, não o quer enfrentar, por medo ou por inveja disfarçada de admiração.
O grande problema deste português é que, normalmente, além de dinheiro, ou talvez associado ao dinheiro, também tem poder, que usa, única e exclusivamente, a seu bel-prazer.
At last, but not least, encontramos o português-tipo do "grupo dos que se estão a cagar para o dinheiro". Este português desejava não ser necessário ter dinheiro. Quer o necessário para usufruir em pleno do que a vida tem para lhe oferecer, nem mais, nem menos. Produz para viver, mas não vive para produzir, muito menos para amealhar ou exibir. Não quer o que não lhe pertence, nem pretende dar o que é seu. Divide os excedentes, mas não sustenta gulosos.
Porque não tem dinheiro, nem a mais nem a menos, orgulho, inveja ou vergonha, este português-tipo é desconsiderado por todos os tipos anteriores e, devagarinho (mas nem tanto assim), vai-se extinguindo como se da Grande Barreira de Coral se tratasse, consumida pela poluição e pelas águas quentes demais.
Mammy, este texto está para lá de excelente!
ResponderEliminarMuito bom mesmo!
Um dia. Bj**
ResponderEliminarObrigada, Naná!
ResponderEliminarBjs
Um dia, Tanita.
Bjs
Muito bom este texto sem duvida. Muitos parabéns, era realmente genial se o dinheiro não fosse necessário,mas acho isso pouco provável.
ResponderEliminarBeijinhos
Helena,
ResponderEliminarEra bom, não era?
Bjs
Que belíssima apresentação, esquematiza magistralmente a relação que cada um de nós tem com a "massaroca".
ResponderEliminarAbracinho meu!
Obrigada, Maria Teresa! :)
ResponderEliminarAbracinho meu também!
Pois é, a nossa relação com o dinheiro é complicada e difícil, dado que vivemos numa sociedade em que necessitamos dele para tudo, e ele se torna cada vez mais escasso.
ResponderEliminarTalvez voltemos às trocas praticadas nas sociedades ancestrais...Parece que já existem vários movimentos de cidadãos a promover esse tipo de "comércio".
Beijinho